Concurso de Trabalhos Técnicos

O 10º Concurso de Trabalhos Técnicos em Informática, inserido no contexto do evento Computer on the Beach, premiará os trabalhos desenvolvidos por alunos matriculados no ano de 2020 e 2021 em cursos técnicos da área da tecnologia da informação, do ensino médio (integrado ou concomitante) e pós-médio (subsequente).

Os trabalhos deverão ser orientados por pelo menos um(a) professor(a), atuante no curso em que os aluno(a)s estão matriculados; e deverão ser desenvolvidos por no mínimo um(a) aluno(a) do curso técnico da área da tecnologia da informação. As demais pessoas autoras poderão estar matriculadas em cursos e/ou campi diferentes. Não sendo permitida a participação de pessoas de graduação ou pós-graduação, bem como especialistas externos.

A avaliação será conduzida em duas fases. Na primeira, os trabalhos submetidos (ver detalhes abaixo) serão avaliados, a fim de selecionar os melhores trabalhos. Cada trabalho será avaliado por, pelo menos, dois especialistas. Os trabalhos aceitos serão apresentados e publicados nos anais do evento. Na segunda fase, deverá ser realizada a apresentação oral do trabalho, na qual será considerada a qualidade da apresentação feita pelos autores.

Os autores que não submeterem a versão final e/ou não apresentarem o trabalho no evento serão eliminados do concurso (casos especiais serão analisados pela comissão organizadora). A fim de premiação, apenas trabalhos apresentados por alunos serão considerados. Caso algum professor faça a apresentação, o trabalho não será considerado para premiação.

Serão admitidos trabalhos nas seguintes categorias:

  • Pesquisa: o trabalho deve deixar claro qual é a contribuição na área da tecnologia da informação e a originalidade do tema.
  • Extensão: o trabalho deverá mostrar a articulação entre a ação e a comunidade.

Ao final, uma discussão envolvendo os integrantes do Comitê do Concurso decidirá o melhor trabalho em cada categoria: pesquisa e extensão. O anúncio dos trabalhos premiados será feito no encerramento do evento.

Datas Importantes

  • Prazo para registro e submissão de trabalhos: 06/12/2021
  • Notificação dos autores: 07/03/2022
  • Envio da versão final: 21/03/2022

Instruções para Autores

Cada trabalho submetido deverá conter dois arquivos (em formato PDF):

  • Artigo Completo: o artigo deve descrever atividades de pesquisa, relatos de experiências relevantes e estudos de casos e deve ter no máximo 06 (seis) páginas. Os artigos aceitos serão apresentados em sessões técnicas (oralmente).
  • Declaração de matrícula contendo os nomes dos alunos em curso técnico.

Lembramos a todos, que cada trabalho pode ser enviado para apenas uma trilha, ou seja, se os autores enviarem para Trilha Pesquisa, não podem enviar o mesmo trabalho para Trilha Extensão e nem para as trilhas principais do Computer on the Beach e vice-versa. Caso isto ocorra, o trabalho será desclassificado. Os artigos devem ser originais e não ter sido publicados ou enviado para publicação.

Os artigos podem ser escritos em português ou inglês e submetidos exclusivamente em formato PDF. Todas as submissões devem estar no formato Adobe Portable Document Format (PDF) e devem estar de acordo com o formato ACM de 2 colunas (ACM_SigConf) disponível em http://www.acm.org/publications/proceedings-template. Todas as submissões não devem ter mais de 4 páginas, incluindo todas as figuras e referências.  Eles não devem ter mais de 6 páginas, incluindo todas as figuras e referências. Trabalhos fora do formato não serão aceitos para avaliação. O trabalho deve apresentar obrigatoriamente: título, autor, curso, instituição, orientador, com as respectivas afiliações, resumo/abstract, texto e referências. As submissões eletrônicas deverão ser feitas através do sistema JEMS da SBC.

Todos os trabalhos devem ser submetidos de forma anônima, ou seja, devem evitar qualquer informação no cabeçalho do artigo, no texto e nas referências que vinculem o artigo à identidade dos autores e suas instituições. Essas informações devem ser cadastradas APENAS na plataforma de submissão. Somente após o aceite do artigo é que a versão final deve conter os autores e as instituições.

Todos os artigos serão avaliados por um corpo de revisores, seguindo um processo de revisão duplamente cega (sem identificação dos autores, revisores e suas instituições). Serão observados os critérios de originalidade, relevância, apresentação e qualidade técnica no julgamento dos trabalhos.

Importante: Os trabalhos aceitos deverão ser apresentados no evento por um dos autores para que possam ser publicados nos anais do Computer on the Beach. Uma comissão de avaliação escolherá os melhores dentre os artigos aceitos e apresentados por alunos no evento. Para cada artigo aceito para publicação no Computer on the Beach é necessário, no mínimo, a inscrição de um dos autores (inscrição como autor de trabalho) até o dia 21/03/2022.

Links diretos para os templates ACM:

Informações para usuários LaTeX:

  • Siga as instruções da ACM: Seção LaTeX Authors.
  • Classe a ser utilizada: \documentclass[sigconf, nonacm, screen]{acmart}.
    • sigconf: Modelo ACM de 2 colunas para conferências
    • nonacm: Remove os elementos de conferências da ACM (copyright e ACM Reference Format)
    • screen: Versão para leitura digital (em tela ao invés de impresso)
  • O item CCS Concepts deve ser removido após a definição da classe: \settopmatter{printccs=false}
  • Dica: use a opção “anonymous” na submissão inicial: \documentclass[sigconf, nonacm, screen, anonymous]{acmart}.Atente-se a redução do espaço de informações sobre os autores e tome os demais cuidados sobre a submissão anônima.

Coordenação geral:

Anita Maria da Rocha Fernandes – (UNIVALI)

Coordenação do Comitê de Programa:

  • Leonardo Ronald Perin Rauta (IFSC – Campus Gaspar)
  • Denise Prado Kronbauer (IFC – Campus Sombrio)
  • Marcelo Dornbusch Lopes (UNIVALI)

Contato: computeronthebeach@univali.br