Concurso de Trabalhos Técnicos

CHAMADA DE TRABALHOS – CTT-COTB

CONCURSO DE TRABALHOS TÉCNICOS – COMPUTER ON THE BEACH 2024
Balneário Camboriú- SC, 10 a 13 de abril de 2024

O Concurso de Trabalhos Técnicos em Informática, inserido no contexto do evento Computer on the Beach, é um evento técnico-científico que visa reunir estudantes de nível técnico com profissionais, pesquisadores e acadêmicos da área de computação, a fim de discutir as tendências de pesquisa e mercado da computação aplicada, tendo como pano de fundo a educação, o entretenimento, a saúde, o meio ambiente e a cultura digital, além de abrir os horizontes destes estudantes para ingressarem e se interessarem ainda mais na área da computação.

O Concurso de Trabalhos técnicos premiará os melhores trabalhos desenvolvidos por alunos matriculados no ano de 2022 e 2023 em cursos técnicos da área da tecnologia da informação, do ensino médio (integrado ou concomitante) e pós-médio (subsequente).

Este ano, o concurso terá as mesmas temáticas centrais, mas não excludentes, que o Computer on the Beach.

  • Educação de Qualidade
  • Igualdade de Gênero
  • Indústria, Inovação e Infraestrutura

===============================================

Datas importantes

Este ano o evento contará com duas chamadas de trabalho. Trabalhos aceitos na primeira chamada não podem ser enviadas na segunda chamada.

Primeira chamada de trabalhos
Prazo de submissão dos trabalhos: 13/10/2023
Notificação dos autores: 11/12/2023
Envio da versão final: 10/03/2024

Segunda chamada de trabalhos
Prazo de submissão dos trabalhos: 18/12/2023
Notificação dos autores: 09/02/2024 16/02/2024
Envio da versão final: 10/03/2024

Trabalhos recusados na 1a chamada não poderão ser re-submetidos na 2a chamada.

===============================================

Tópicos

Os autores estão convidados a submeter trabalhos originais de suas pesquisas científicas ou tecnológicas na forma de artigo científico ou resumo estendido nos seguintes tópicos, abaixo sugeridos (mas não limitados a estes):

  • Automação de Sistemas
  • Banco de Dados
  • Ciência de Dados
  • Computação Gráfica
  • Computação Móvel
  • Cultura Digital
  • Engenharia de Software
  • Inclusão Digital
  • Informática na Educação
  • Inteligência Artificial
  • Interação Humano-Computador
  • Jogos Digitais
  • Jogos Educativos
  • Mulheres na Computação
  • Processamento Digital de Imagens
  • Redes de Computadores
  • Segurança e Privacidade em Sistemas Computacionais
  • Sistemas de Informações
  • Sistemas Distribuídos
  • Sistemas Embarcados
  • Sistemas Multimídia
  • Visão Computacional

==============================================

INSTRUÇÕES PARA AUTORES

O concurso está dividido em duas trilhas:

  • Trilha de Pesquisa: o artigo deve descrever atividades de pesquisa, relatos de experiências relevantes e estudos de casos, e deve ter no máximo 06 (seis) páginas. Os artigos aceitos serão apresentados oralmente em sessões técnicas.
  • Trilha de Extensão: o artigo deve descrever atividades de extensão envolvendo e demonstrando a articulação entre a atividade e a comunidade, relatos de experiências relevantes e estudos de casos, e deve ter no máximo 06 (seis) páginas. Os artigos aceitos serão apresentados oralmente em sessões técnicas.

Lembramos a todos, que cada trabalho pode ser enviado para apenas uma trilha, ou seja, se os autores enviarem para Trilha Pesquisa, não podem enviar o mesmo trabalho para Trilha Extensão e nem para as trilhas do Computer on the Beach, e vice-versa. Caso isto ocorra, o trabalho será desclassificado.

Os artigos podem ser escritos em português ou inglês e submetidos exclusivamente em formato PDF. Todas as submissões devem estar no formato Portable Document Format (PDF) e devem estar de acordo com o formato ACM de 2 colunas (ACM_SigConf) disponível em http://www.acm.org/publications/proceedings-template. Os artigos não devem ter mais de 6 páginas, incluindo as figuras e referências. Trabalhos fora do formato não serão aceitos para avaliação.

Links diretos para os templates ACM:

Configurações do template LaTeX:

  • A principal informação a ser fornecida é que a classe do template (primeira linha que vai no LaTeX) deve ser especificada da seguinte forma:
  • \documentclass[sigconf,nonacm,screen]{acmart}
  • O template está carregando com \documentclass[sigplan,screen]{acmart}

As submissões eletrônicas deverão ser feitas através do sistema JEMS da SBC. Todos trabalhos devem ser submetidos de forma anônima, ou seja, devem evitar qualquer informação no cabeçalho do artigo, no texto e nas referências que vinculem o artigo à identidade dos autores e suas instituições.

Todos os artigos serão avaliados por um corpo de revisores, seguindo um processo de revisão duplamente cega (sem identificação dos autores, revisores e suas instituições). Serão observados os critérios de originalidade, relevância, apresentação e qualidade técnica no julgamento dos trabalhos.

Importante: Os trabalhos aceitos deverão ser apresentados no evento por um dos autores para que possam ser publicados nos anais do Computer on the Beach. Uma comissão de avaliação escolherá os melhores dentre os artigos completos aceitos e apresentados no evento. Para cada artigo ou resumo aceito para publicação no Computer on the Beach é necessário, no mínimo, a inscrição de um dos autores (inscrição como apresentador de trabalho)

===============================================

===============================================

REGRAS DO CONCURSO

Os trabalhos deverão ser orientados por pelo menos um(a) professor(a), atuante no curso em que os aluno(a)s estão matriculados; e deverão ser desenvolvidos por no mínimo um(a) aluno(a) do curso técnico da área da tecnologia da informação. As demais pessoas autoras poderão estar matriculadas em cursos e/ou campi diferentes.

A avaliação será conduzida em três fases. Na primeira, os trabalhos submetidos (ver detalhes nas instruções para os autores) serão avaliados, a fim de selecionar os melhores trabalhos. Cada trabalho será avaliado por, pelo menos, dois especialistas. Os trabalhos aceitos serão apresentados e publicados nos anais do evento. Na segunda fase, deverá ser realizada a apresentação oral do trabalho, na qual será considerada a qualidade da apresentação feita pelos autores. Ao final, uma discussão envolvendo os integrantes do Comitê do Concurso decidirá o melhor trabalho em cada categoria: pesquisa e extensão. O anúncio dos trabalhos premiados será feito no encerramento do evento.

Os autores que não submeterem a versão final e/ou não apresentarem o trabalho no evento serão eliminados do concurso (casos especiais serão analisados pela comissão organizadora). A fim de premiação, apenas trabalhos apresentados por alunos serão considerados. Caso algum professor faça a apresentação, o trabalho não será considerado para premiação.

Cada trabalho submetido deverá conter dois arquivos (em formato PDF):

  • Artigo Completo: o artigo deve descrever atividades de pesquisa, relatos de experiências relevantes e estudos de casos e deve ter no máximo 06 (seis) páginas. Os artigos aceitos serão apresentados em sessões técnicas (oralmente).
  • Declaração de matrícula contendo os nomes dos alunos em curso técnico.

No caso da falta de algum desses arquivos, ou da declaração de matrícula não atender os requisitos necessários (nível técnico), o trabalho será automaticamente eliminados do concurso.

===============================================

Esta edição do Computer on the Beach será presencial em Balneário Camboriú/SC. O evento ocorrerá em nosso Campus, porém os participantes poderão usufruir de todas as atrações que esta linda cidade oferece.

Coordenação Geral

Anita Maria da Rocha Fernandes (UNIVALI)

Coordenação do Comitê de Programa

Leonardo Rauta, IFSC
Caroline Reis, IFSC

Vinícius Ferreira, IFRS

Contato: ctt.cotb@gmail.com