Painel Transformação Digital com Realidade Mista

Moderador: Eros Comunello (UNIVALI)

Painelistas:

Diogo Cortiz (PUC-SP, Ceweb/W3C Brasil)

Major Rodrigo de Souza Mendes (Exército)

P1: Nuvem Veicular: novos desafios para descoberta de recursos no ambiente urbano

Palestrante: Rodolfo Ipolito Meneguette (IFSP)

Resumo: A Nuvem Veicular consiste em unir as Redes Veiculares com Sistemas de Nuvem Móvel. Consequentemente, as Nuvens Veiculares permitem que os veículos compartilhem seus recursos através da comunicação entre veículos e veículos com uma infraestrutura de acostamento. Devido à sua mobilidade, o conjunto de recursos em uma nuvem de veículos pode mudar de acordo com a entrada e saída de veículos na Nuvem. Assim, essas Nuvens precisam se adaptar de acordo com a entrada e saída de seus recursos para atender aos requisitos de qualidade de serviço. O gerenciamento e descoberta de recursos são elementos cruciais para permitir e manter tais nuvens. Nesta palestra, discutimos questões importantes sobre descoberta de recursos em uma nuvem de veículos, bem como técnicas envolvendo contexto de descoberta de recursos. Finalmente, discutimos desafios e problemas para futuros trabalhos.

P2- ORM – Object Relational Mapping

Palestrante: Diego Magno S. Schappo (Empresa Deltacon)

Resumo: Introdução ao Conceito de ORM incluindo conceitos básicos de Orientação a Objeto e Banco de Dados. Mapear modelos relacionais em modelos orientados a objetos utilizando o Gendal. Como persistir, excluir e consultar dados sem precisar de SQL. Exemplos em C# e SQL.

P3: Como evitar que seu Data Lake vire um Data Swamp

Palestrante: Thiago Chiarato (Resultados Digitais)

Resumo: Você investe milhares de reais na construção de um Data Lake e quando precisa analisar os dados, descobre que não consegue tirar nenhum insight. Os eventos entram no Data Lake, porém não é possível extrair nada relevante. Você descobre que acabou criando um Data Swamp. Onde estão os erros mais comuns? Como evito a criação de um Data Swamp? Quais são as melhores práticas? Criar um Data Lake, vai muito além do que apenas “depositar” eventos em uma estrutura de arquivos. Vamos descobrir como Context, Metadata, Metaprocess e outras estratégias ajudam a dar vida ao seu Lago de Dados.

P4: Postgres + Azure = Transformando dificuldades em oportunidades

Marcelo Krüger

Resumo: Bancos de dados são na maioria das arquiteturas o serviço de maior importância, sendo grande parte do tráfego das aplicações direcionadas diretamente para o mesmo. Neste ponto, a migração deste serviço para a nuvem pode transformar as habituais dificuldades com disponibilidade, desempenho, e espaço de armazenamento, em oportunidades para tornar o serviço como ponto chave da melhoria de toda uma arquitetura. É proposto para a conferência uma abordagem apresentando um caso real vivenciado na empresa Neoway, onde foi realizado uma migração de um banco PostgreSQL para a Nuvem da Azure

P5: O Futuro Imediato das Tecnologias Web

Palestrante: Diogo Cortiz (PUC-SP, Ceweb/W3C Brasil)

Resumo: Esta palestra abordará o roadmap de tendências da Web e suas intersecções com as demais tecnologias emergentes, como realidade mista, blockchain, internet das coisas, inteligência artificial e brain-computer interface, discutindo sobre as oportunidades e desafios em um futuro imediato permeado por conceitos como imersão, transumanismo e pós-verdade.

P6: A Realidade Aumentada no Treinamento Militar.

Palestrante: Major Rodrigo de Souza Mendes (Exército)

Resumo: Com o avanço da tecnologia na chamada revolução digital, muitas possibilidades de se fazer o mesmo, de forma diferente, surgem. O treinando militar tem sido algo muito importante e ao mesmo tempo custoso. O uso dos produtos da revolução digital podem melhorar e ao mesmo tempo baratear esses treinamentos. O uso de simulação, e da realidade aumentada, fazem parte desse contexto. Apresentaremos o que é o treinamento militar, quais são as possibilidades de uso de simulação e da realidade aumentada nas diversas fases do treinamento militar.

P7: Big Data como fator essencial para Cybersegurança

Palestrante: Rafael Righi(Suntech)

Resumo: Como tecnologias de Big Data têm se mostrado fundamentais para o tratamento e análise da avalanche de informações que as ferramentas de cybersegurança precisam tratar.